segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

"Se sente sozinho(a)?
Solidão significa auto-abandono (Gasparetto). Não é falta de alguém como dizem por aí, é, pois, a falta de nós mesmos.
Reflita que as vezes estamos rodeados de pessoas, mas mesmo assim o sentimento de vazio persiste, chega a sufocar.
A solidão é o sinal de alerta que mostra quando estamos contra nós mesmos, não estamos em compasso com os nossos reais anseios.
Estar contra si mesmo é não se sentir bem consigo mesmo, confortável por dentro. 
Depender de algo ou alguém não irá suprir a solidão, isso se chama dependência e toda dependência é ilusão que leva à desilusão.
Mas a sociedade acha que para ser feliz/completo é preciso casar, constituir família, ter filhos. Esse é o pensamento padrão. 
Em verdade, quem assim pensa demonstra que precisa de muletas para se escorar, joga a si mesmo no fim da fila, despreza sua integridade. Coloca o outro lá em cima e a si mesmo lá embaixo. 
Ninguém nunca alcançou a felicidade dependendo de alguém muito pelo contrário, o dependente se torna pegajoso e inseguro atraindo a frustração no relacionamento. É como esperar algo de alguém que só você pode dar. 
Auto-abandono é não se amar (ainda estamos aprendendo a arte do amor-próprio). Só recebe amor quem sabe dar amor. Tudo no universo é troca. 
Ter alguém para compartilhar a vida é maravilhoso quando se trata de um relacionamento saudável, reciprocidade é tudo.
Já o dependente emocional é aquele apaixonado pela fantasia que ele mesmo criou. Geralmente, ele vê no outro o que nega em si mesmo e sente-se inferiorizado, porque deusifica o parceiro. Quando assim agimos sugamos as energias do parceiro, equiparando-nos a um vampiriro.
O vampiro é aquele que cobra, que sente ciúme excessivo, que chantageia. Ora, os relacionamentos, sejam eles amorosos, familiares e etc, foram feitos para somar e não subtrair. Somar significa: eu dar o que eu tenho de melhor e você dar o que você tem de melhor. Muitas vezes, ou na maioria delas, fazemos o contrário, damos o nosso pior. Embora não haja dúvidas que acabamos aprendendo com essas situações. Aprendemos a fantasiar menos e agir calcados na realidade. 
A felicidade depende da plenitude e para estar pleno é preciso trabalho interno, ultrapassar seus limites emocionais e abrir mão de crenças limitantes. É fácil permanecer no bem quando tudo está bem, mas esta não é uma constante na vida de ninguém. 
Plenitude é não depender de nada, nem de ninguém. É confiar em si mesmo e na vida. É estar ao seu lado até quando se comete uma gafe. É não criticar a si mesmo, é ser LIVRE. Por fim, ser pleno é fazer o seu melhor para receber o melhor. "

Lendo muito pra ver se entra na cabeça dura que TUDO só depende de mim. Sempre fui lenta nesse ponto, daquelas que espera demais e reclama e chora, mas não faz nada para mudar. Tenho que aprender, não vou desistir. Por mais tombos que leve vou recomeçar quantas vezes for preciso até chegar onde quero na vida! Se eu desistir de mim aí é que acabou mesmo né? Não desisto, apesar das (muitas) recaídas, vou mais uma vez recomeçar!

Nenhum comentário: